Mahjong é um jogo de xadrez e cartas originário da China. O jogo geralmente é jogado por quatro pessoas. Regras de Mahjong em vários lugares (especialmente os métodos de cálculo de números ou pontuações)
Existem grandes diferenças, mas o objetivo básico é criar certas combinações de cartas através de uma série de regras de substituição e troca, e evitar que o adversário atinja o mesmo objetivo.
Mahjong tem uma variedade de combinações e, além de um pouco de sorte, também foca nas habilidades e no uso de estratégias entre comprar e descartar peças.
Comparado ao pôquer, o mahjong não requer apenas mais habilidades de memória e cálculos de probabilidade complexos, mas também exige adivinhar os possíveis tipos de cartas nas mãos dos outros três jogadores para ter a chance de ganhar o jogo.
Mahjong é popular no Leste e Sudeste Asiático, especialmente no círculo cultural chinês. Além de ser um jogo de entretenimento para matar o tempo, o Mahjong também pode permitir que os jogadores se conectem emocionalmente

Mah Jong

As peças de Mahjong variam de lugar para lugar, geralmente incluindo pelo menos duas categorias e 34 tipos de peças. A primeira categoria são os cartões numéricos, que são divididos em três categorias: “Zongzi/Panzi”, “Suozi/Tiaozi” e “Wanzi”.
Cada porta possui quatro cartas numeradas de um a nove (num total de 108 cartas nas três portas). A segunda categoria são as cartas de personagem, incluindo quatro “cartas de vento/quatro cartas de felicidade” de “leste, sul, oeste e norte” e três “cartas de seta/três cartas de yuan” de “zhong, fa e branco”
Quatro de cada estilo (28 no total para sete estilos). Portanto, o mahjong utilizado no jogo possui 136 peças básicas. Além disso, os países do Sudeste Asiático adicionarão curingas adicionais, um dos quais são panquecas, tiras, dez mil zi,
Há um curinga para cada cartão de personagem; Hong Kong, Guangdong, Fujian, Taiwan, Nanchang, Pequim e outros lugares adicionarão os símbolos chineses de “primavera, verão, outono e inverno; ameixa, orquídea, crisântemo e bambu”. Oito cartões de flores.
O mahjong antigo era feito de osso, bambu ou marfim, enquanto o mahjong moderno é feito principalmente de acrílico ou plástico.

Mah Jong

Além das cartas, um conjunto de mahjong também possui dados e outros adereços. Por exemplo, o mahjong japonês tem um “bastão apontador” e a maioria dos mahjong tem um adereço de plástico chamado “banqueiro” ou “armadilha de vento” para identificar o dealer. Com o display “círculo de vento”

O primeiro registro de peças de mahjong apareceu em 1875, descrevendo a coleção doada ao museu pelo diplomata americano Giroford; pela primeira vez, houve um documento registrando o nome do jogo como “Sparrow”, e foi apenas em 1894 (mais detalhes posteriormente).
Shen Yifan, autor do primeiro livro de mahjong da história, “Drawing Mahjong Tile Book”, disse que “o início do mahjong… foi há apenas mais de trinta anos”. As peças foram escritas em um livro em 1914, o que significa que o autor acredita que o mahjong começou por volta de 1880.
Xu Zhiyan, que lecionou na Escola Pública de Nanyang (hoje Universidade Jiao Tong de Xangai) no final da Dinastia Qing, também disse em “Ten Leaves Wild Stories” (1917) que em Pequim, o Mahjong gradualmente se tornou popular após o fim da era Sino-Japonesa. A guerra de 1894 no final do período Guangxu atingiu seu auge em 1900, semelhante aos anos anteriores.
“Qing Bai Lei Chao” (1916) de Xu Ke também afirmou que Mahjong só se tornou popular durante os anos Guangxu e Xuantong, mas ele disse que Mahjong foi inventado pelo Exército Taiping pelo menos dez anos antes do primeiro registro de Mahjong azulejos acima mencionados, mas ainda pertence à segunda metade do século XIX. A partir disso, pode-se inferir que o Mahjong começou no final da Dinastia Qing e é um jogo bastante moderno.

Existem duas teorias sobre o berço do Mahjong: Ningbo e Fujian e Guangdong. Shen Yifan (1914) destacou que “o início do pardal começou em Ningbo. Em pouco mais de trinta anos, espalhou-se pelas províncias de Jiangsu e Zhejiang e gradualmente alcançou Pequim”.Ele defendeu a teoria de Ningbo.
O “Qingbaileichao” de Xu Ke (1916) diz em um lugar que “começou em Ningbo, província de Zhejiang, e depois se espalhou como um incêndio, e depois se espalhou por todo o norte e sul”. , e o exército o usou para jogos de azar.” ,… após um curto período de tempo, fluiu para Ningbo e logo se tornou popular.”
O conteúdo é inconsistente. “Bo Shi” de Du Yaquan (1933, p.35) acredita que o Mahjong “se tornou popular pela primeira vez nas áreas costeiras de Fujian e Guangdong e entre os navios marítimos. Nos primeiros anos de Guangxu na Dinastia Qing, estendia-se de Ningbo Jiangxia a Portos mercantes de Tianjin e Xangai.”

Mah Jong


Ou seja, ele defende a teoria Fujian-Guangdong, e a “Pesquisa sobre Entretenimento Chinês” de Yang Yinshen (1946, p.99) concorda com sua afirmação. “Old News from Gushui” de Dai Yuzhen (1934) afirma que o mahjong foi trazido para lá por Sheng Xuanhuai de Baiyue quando ele era responsável pela alfândega de Tianjin. Ele parece também defender a teoria de Fujian e Guangdong.
Pan Jun (1937) registrou uma história passada de geração em geração: Na área de Jiangdong, em Ningbo, no final da Dinastia Ming, Wang Weng fez 136 cartas de bambu, que foram usadas pelas gerações posteriores para jogos de azar. Xie Biao (1939) afirmou que “ao longo dos últimos trezentos anos, as cartas de quarenta cartas evoluíram gradualmente para cartas de cinco cartas.
Nos últimos setenta ou oitenta anos, tornou-se quatro peças de mahjong.” Joseph Babcock (1920, p.110), autor da primeira partitura de mahjong inglesa da história, acredita que “Mahjong pode ter se originado de Ningbo, embora algumas pessoas apontaram que Fujian é o local de origem. “
O famoso antropólogo e pesquisador de jogos americano Stewart Kline (1895a, p.140) não discutiu a origem do Mahjong, mas citou outro famoso colecionador de jogos, Sir Wu Jinshun, como
Diz-se que o jogo Mahjong naquela época (chamado de “Chung fát” no livro) era limitado a Jiangsu e Zhejiang, portanto sua descrição é mais consistente com a teoria da origem de Ningbo.
No entanto, as peças Jiluofu Mahjong são originárias de Fuzhou, e o tempo registrado é anterior ao de qualquer outra peça de mahjong, por isso é mais consistente com a teoria das origens de Fujian e Guangdong. Até hoje, o verdadeiro local de nascimento do Mahjong ainda não está claro.

Mah Jong

Quanto ao local de nascimento do Mahjong, geralmente (como a maioria dos autores mencionados acima) concordam que é Ningbo. Ningbo (Mingzhou) foi um importante porto para o comércio com o Japão nos tempos antigos.
O dialeto Ningbo “Mahjong” e “Mahjong” têm a mesma pronúncia, e o Japão mantém “Mahjong” como nome escrito, mas a pronúncia é “Mājan” (Romano: mājan), o que mostra a influência de Ningbo.

A formação do Mahjong pode ser descrita a partir de três aspectos: nome do jogo, cartas e jogabilidade. Seu nome e cartas são derivados das antigas cartas de baralho “Ma Diao”, mas em termos de jogabilidade, Ma Diao é um jogo semelhante ao moderno “Da Tian Jiu”, em que grandes jogadores acertam os pequenos, e é de forma alguma como o mahjong para formar combinações rapidamente.
Seria uma falácia e facilmente confuso dizer que a jogabilidade do mahjong se originou do desenho de cavalos. Por exemplo, em Hong Kong, influenciado pelos dramas de fantasia da TVB, o ditado “Mahjong era chamado de Ma Diao nos tempos antigos” é muito popular, tanto que as pessoas acreditam erroneamente que o antigo Ma Diao é jogado da mesma maneira que o moderno. Mahjong.
Existem também jornais na China continental que se referem erroneamente ao “Ma Diao Jing” escrito pelo estudioso da Dinastia Song Yang Danian como o “Mahjong Sutra”, pensando que o jogo de Mahjong existia naquela época.

Após a fundação da República Popular da China em 1949, o Mahjong foi proibido pelo governo de acordo com a lei porque era considerado um jogo de azar e um “símbolo da corrupção capitalista”.
Recuperou-se gradualmente após a Revolução Cultural. Em 1985, a China continental aboliu oficialmente a proibição de jogar mahjong. Em julho de 1998, a Administração Geral Estatal de Esportes da China formulou o padrão nacional de jogo de mahjong.